Como instalar o Pentaho Data Integration (PDI) no Windows

Pentaho Data Integration – como instalar. Neste tutorial vou direto ao ponto, com todos os passos básicos, focando diretamente na instalação. Caso tenho alguma dúvida, entre em contato que tentarei ajudar. Confira mais a seguir.

Primeiro, faça o download de todos os arquivos abaixo:

Pentaho Data Integration 8.2 CE (Community Edition

A versão que uso neste tutorial é a 8.2 CE (Community Edition), que está estável neste momento. Se preferir utilizar a mais recente, você pode encontrar neste link,

Java JRE 8

Estou utilizando a versão 8 Update 241, mas acredito que a mais recente irá funcionar.

7-Zip
7zip logo
De acordo com alguns profissionais da área, é preferível a utilização deste programa para descompactar os arquivos do Pentaho, pois já foram registrados erros na execução do programa utilizando outros descompactadores.

Agora vamos as configurações e instalações:

Atenção: Instale todos os programas clicando com o botão direito do mouse, e selecionando a opção “Executar como administrador”.

  • Instale o 7-zip, não há segredos, somente avançar.
  • Instale o Java JRE, também não há segredos, somente avançar.
  • É necessária a criação de uma variável de ambiente que indique ao Pentaho qual a versão de Java que será utilizada. Para isso, vá ao “Painel de Controle > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de Ambiente”.
Tela para configuração de Variáveis de Ambiente
  • Na caixa de diálogo aberta, clique em “novo” e preencha com “PENTAHO_JAVA_HOME” no campo “Nome da variável” com especial atenção à escrita com caixa alta. No campo “Valor da variável”, insira o endereço do diretório raiz onde o programa foi instalado, no meu caso (C:\Program Files\Java\jre1.8.0_241) e aplique.
Tela para criação da Variável de Ambiente
  • Descompacte o arquivo do Pentaho utilizando o 7-Zip, eu prefiro extrair no diretório C:
    e utilizar dessa forma (C:\data-integration).
  • Dentro da pasta data-integration procure o arquivo “Spoon.bat”, clique com o botão direito e abra como edição para definirmos o consumo de memória do serviço Pentaho.

    Procure este trecho abaixo, no meu caso linha 117:
Linha para configuração da memória disponível para o serviço Pentaho

Xms: refere-se ao start do serviço, neste caso “-Xms1024m” indica que logo ao iniciar o Pentaho, será alocado 1GB de memória para a aplicação.
***A pentaho indica 55% da mémoria total do micro.

Xmx: refere-se ao limite máximo de memória que poderá ser utilizado pelo serviço, no caso “-Xmx2048m” indica que poderá ser utilizado até 2GB de memória durante a execução.
***A Pentaho indica 75% da mémoria total do micro.

  • Para executar o Pentaho, abra o arquivo “Spoon.bat” localizado dentro da pasta data-integration. Geralmente ele demora um pouco para abrir, mas aguarde até a Splash Screen aparecer:
Splash Screen / Tela de abertura

Após aparecer essa tela, provavelmente a instalação do Pentaho deu certo, e em seguida o programa será inicializado.

Caso prefira o tutorial em vídeo, recomendo este feito pelo Ricardo Gouvêa, que foi uma das minhas fontes: https://www.youtube.com/watch?v=E_qeyTbRymA&feature=youtu.be&t=558

Para conectar-se a alguns bancos de dados é necessário baixar algumas bibliotecas como exemplo por exemplo o MySQL, baixe o conector dele abaixo:
https://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-J/mysql-connector-java-8.0.19.zip
Descompacte dentro da pasta lib, no meu caso (C:\data-integration\lib), e faça assim para qualquer outra biblioteca.

Caso este post tenha te ajudado, ou tenha alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário abaixo. obrigado!!! 😁👍