Dicas para certificação MOS Excel 2016 77-727

Recentemente tirei minha certificação MOS Excel 2016, e gostaria de compartilhar algumas dicas que me ajudaram bastante, e acredito que podem te ajudar também.

Provavelmente você já deve ter pesquisado bastante sobre o assunto, e deve estar meio que por dentro do que a certificação é, e quais as vantagens que ela pode oferecer para sua carreira.
Por isso, vou direto ao ponto e falar um pouco sobre o conteúdo, a prova e como foi todo o processo no meu caso.

Conteúdo

O conteúdo que cai na prova é realmente oque é informado no site oficial da Microsoft:
https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-77-727.aspx

Tópicos com o conteúdo solicitado na prova.

Conferi item a item dessa lista, e na minha prova teve pelo menos uma questão de cada assunto. Então vale a pena dar uma conferida em todos os tópicos, um a um, e avaliar qual o seu nível de conhecimento para direcionar seus estudos.

Faça um check-list com os itens que você menos domina para focar seus estudos. A prova tem um tempo limitado para realização, por isso é importante que você esteja bem seguro para resolve-la.

Prova

A prova tem a duração de apenas 50 minutos, e é realizada numa plataforma própria para avaliação. Para ser aprovado você precisa de no mínimo 700 pontos de um total de 1000.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Plataforma para realização da prova. Acima, a planilha para realização das tarefas, e abaixo, as tarefas solicitadas.

O teste consiste em realizar alguns projetos, cada um com sua planilha específica onde as tarefas serão desenvolvidas. Para cada tarefa concluída você marca como “Concluído” e caso você esteja inseguro quanto a resposta, você pode marcar como “Revisão” e analisar a questão novamente ao final da prova.

No meu caso, foram um total de 7 projetos contendo de 5 a 7 atividades cada. Esses projetos são aplicados de forma aleatória, sendo que algumas pessoas relataram provas com 5 ou 6 projetos, tudo depende da sorte.

As questões são bem claras, mas não dizem especificamente o que você deve fazer. Não espere que diga: “crie uma tabela”. Mas espere algo como: “formate de forma que cada linha fique sombreada. Use a técnica que atualiza automaticamente a formatação se você inserir uma nova linha”.

Se possível, faça um simulado dentro da plataforma. Não sei se todas as certificadoras oferecem esta opção, mas onde fiz, na Microlins unidade SP/Ponte Rasa, eles oferecem este simulado no pacote junto com a certificação.

Isso me ajudou muito, claro que o teste não será exatamente igual ao da prova, porém só o fato de estar ambientado com o sistema já te da mais confiança e segurança para realiza-la.

Meu caso

Resolvi tirar o certificado pois como meio que aprendi por conta própria a mexer no Excel, precisava de algum documento para poder comprovar o meu conhecimento.

Por isso, comecei a procurar alguma instituição credenciada em minha cidade para me certificar.
Neste link você pode buscar alguma instituição credenciada em sua região:
http://www.certiport.com/locator#

No pacote que adquiri, tive o direito a prova de certificação e mais 8h de simulado no software gMetrix (simulador da plataforma oficial). Resolvi então fazer 4h de simulado em um sábado, estudar durante a semana os pontos que tive dúvidas, e no sábado seguinte fazer mais alguns simulados e em seguida a prova.

Mesmo com o conhecimento que possuo, que julgo pelo menos como nível intermediário, caíram algumas ferramentas que não estou acostumado a ver no dia a dia como por exemplo mini gráficos, problemas de acessibilidade, fórmulas de texto (esquerda, direita, pri.maiúscula),etc.
Então foque bem nestes detalhes, porque há uma grande chance deles caírem na sua prova.

Administre bem o seu tempo de prova, e ignore a primeira aba do projeto “Visão geral”, ela é somente uma historinha que não influencia em nada nas tarefas.

No dia da prova, consegui resolver a maioria das tarefas e deixei apenas algumas marcadas como “revisão” para poder analisar no final e aproveitar melhor o meu tempo. Confesso que durante todo o momento, o nervosismo estava muito forte, porém todo o preparo anterior me ajudou a resolver as questões num tempo bacana, oque me garantiu uma sobra de 5 minutos para revisar as questões pendentes.

O nervosismo é inevitável, por isso estude bem os tópicos que você não domina tão bem, para se sentir mais seguro na hora da prova. Leia com atenção, e tente manter um ritmo legal, caso não saiba, pule e revise no final;

Após concluir a prova, o resultado já é calculado logo em seguida. Para minha surpresa consegui fazer 940 pontos, mais que o suficiente para ser aprovado. O alivio foi imediato rs.

Ceritifcado Microsoft Office Specialist MOS Excel 2016 - Erick Hideki Nishimoto
Ceritifcado Microsoft Office Specialist MOS Excel 2016 – Erick Hideki Nishimoto

Bom, espero que estas informações possam te ajudar e caso tenha alguma outra dúvida, fique a vontade para me contactar.

Desejo-lhe uma boa prova e bons estudos!

Este post foi baseado neste texto do André Genesi, não deixe de conferi-lo!